Uma Tecnologia Inovadora para avaliar mecanismos de protecção de segurança da Internet de forma a que esta possa ser mais segura, acaba de ser distinguida com o mais importante Prémio Científico do Mundo na área da Fiabilidade de Sistemas Informáticos - William Carter Award 2009.
A investigação foi desenvolvida pelo investigador José Fonseca, do grupo Software and Systems Engineering, do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.
Para se perceber um pouco a investigação, o autor, José Fonseca, explica: " a nossa investigação centra-se nos problemas de segurança das aplicações Web (páginas pessoais, blogs, sites noticiosos, redes sociais, agências bancárias, fóruns, sites de comércio electrónico, etc.). A proposta apresentada no artigo premiado é de um injector de ataques para aplicações web. A ideia subjacente é a de que, através do ataque controlado a uma aplicação Web, podemos avaliar o comportamento de uma série de mecanismos de segurança cujo objectivo é proteger a aplicação Web. Por ex., supondo que um desses mecanismos é um detector de intrusões. Se, apesar da presença desse detector de intrusões, conseguirmos realizar um ataque com sucesso, então podemos concluir que o detector de intrusões não cobre esse ataque (ou esse tipo de ataques). Este resultado deve levar à correcção desse detector de intrusões e, assim, contribuir para a melhoria da segurança em aplicações Web".
Embora "o protótipo que construímos ainda se encontre numa fase inicial de desenvolvimento, já permitiu realizar experiências com resultados extremamente animadores, nomeadamente na avaliação de dois detectores de vulnerabilidades de segurança comerciais e de um detector de intrusões", avança o investigador.
O William Carter Award, instituído em 1997, é considerado o "prémio Nobel" da área da Fiabilidade Informática. Normalmente são as melhores universidades do mundo como CMU, Stanford, Illinois, Princeton e Texas-Austin a conseguir tão alta distinção. Coimbra venceu pela segunda vez, o que "demonstra bem que a FCTUC é uma escola de referência na área da dependability (fiabilidade) de sistemas. É um feito notável que, em 13 edições do prémio, a Universidade de Coimbra tenha conseguido obter por duas vezes esse reconhecimento. É a única nessa situação e é um feito que mostra a excelência da investigação realizada em Portugal, e no CISUC em particular. A nível pessoal, este prémio representa um importante reconhecimento da comunidade científica, pelo trabalho desenvolvido", afirma José Fonseca.
Para os orientadores do trabalho científico, Henrique Madeira e Marco Vieira, "É o reconhecimento máximo que investigadores da área de Dependable Systems (Sistemas Confiáveis) podem ter. Este galardão reconhece a excelência da investigação realizada na FCTUC e não temos dúvidas de que este trabalho científico dará origem, a curto prazo, a produtos comerciais que permitirão aumentar a segurança dos computadores. Nunca a área da segurança informática colocou tantos e tão grandes desafios aos informáticos no desenvolvimento de computadores e software confiáveis para evitar perdas muito graves".Get news, entertainment and everything you care about at Live.com. Check it out!
Sem comentários:
Enviar um comentário